O Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul divulgou na última semana a lista dos municípios gaúchos ofertados pelas 83 principais Operadoras Turísticas do Brasil. Garibaldi figura na lista em quarto lugar no Estado.

A coleta foi realizada no período de 9 a 10 de novembro e 11 a 12 de dezembro e se refere ao ano de 2017. O objetivo do estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado nacional, oferecendo aos municípios recursos para a gestão do processo de comercialização.

A Região Uva e Vinho, da qual Garibaldi faz parte, foi a mais comercializada do ano. Na análise, mesmo quando o pacote refere-se às regiões turísticas, foi observado pontualmente quais municípios estão contemplados nele. Vale ressaltar também que o relatório contempla a oferta de produtos e não necessariamente sua aquisição.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, a pesquisa mostra que Garibaldi faz um trabalho sério na promoção do destino. Além disso, integrar o Vale dos Vinhedos, ao lado de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, e realizar diversos eventos durante todo o ano ajuda na comercialização do Município.

Na amostra, o Observatório considerou cinco quesitos: 1) a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em relação ao faturamento; 2) critérios constantes no Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul 2012/2015 – Setur; 3) cadastro da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Abav/RS; 4) cadastro da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa; 5) Cadastro do Sindicato das Empresas de Turismo no Rio Grande do Sul (Sindetur).